O Levantamento Topográfico visa determinar um modelo da porção de terra que se tornará planta do local de interesse. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irão compor relatório e planta da área.
Dentre os diversos tipos existentes, os mais usuais são o levantamento planimétrico e o planilatimétrico:
Levantamento Planimétrico
O levantamento planimétrico é quando a projeção do terreno é feita em duas dimensões, representando comprimentos e larguras; utilizados para levantamentos topográficos em imóveis rurais onde se queira remembrar, planejar projetos de desmembramento para chacreamento, divisão em caso de inventário entre outros. O levantamento planimétrico contempla uma das etapas de regularização do imóvel seja ele urbano ou rural.
Levantamento Planialtimétrico
O levantamento planialtimétrico é quando são consideradas também as altitudes do terreno, resultando em planta em três dimensões.
Utilizado em projetos de arquitetura, projetos de terraplanagem, obras de saneamento básico, cálculo de minérios e fundentes e também no caso de loteamentos em que são incluídas todas as marcações do terreno, como eventuais construções e áreas verdes protegidas.
O levantamento topográfico está presente em todas as etapas da obra, iniciando antes mesmo do desenvolvimento do projeto e passando pela marcação e implantação das fundações.